segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AJB segue em frente no Festival da Canção Jovem

Participámos, no passado dia 4 de Setembro, no festival vicarial da canção jovem cristã que tinha por objectivo eleger os dois representantes da vigararia de Penafiel / Castelo de Paiva no Festival de Zona da mesma categoria, a realizar dia 18 em Amarante.
Sob as linhas orientadoras do regulamento apresentámos "A nossa Fé", de letra e música da nossa autoria, um original como obrigam as normas. Junto connosco apresentaram-se a concurso os jovens de Fonte Arcada e de Croca que acturam antes e depois de nós, respectivamente, cumprindo as vicissitudes do sorteio. A expectativa antes do início do espectáculo era grande e à medida que o ponteiro do relógio esmagava os minutos a ansiedade espevitava o nervosismo.
Dentro do salão da Junta de Freguesia de Novelas, onde decorreu, havia um mar de gente, àquela escala pois claro, inquieto e desejoso de ouvir os originais preparados pelos grupos, sendo notória a maioria afecta à freguesia de Croca.
Com algum atraso por motivos alheios à organização, o desfile das canções começou já depois das dez na noite na voz dos de Fonte Arcada e minutos depois as cortinas abriam-se para a nossa actuação. O amarelo das nossas camisolas coloriu o palco e a guitarra soou os acordes iniciais tranquilizando cantores e espectadores. Pese embora alguns contratempos, a nossa actuacção foi boa e foi com naturalidade que a plateia se familiarizou com o refrão e terminou acompanhando o ritmo com palmas! Depois de nós seguiram-se os de Croca e estava terminado o concurso.
Agora era esperar. Dos três passariam dois!
Dando tempo ao júri para decidir ainda houve animações a cargo do anfitrião grupo de jovens de Novelas e também de um grupo de danças de Croca. Mas a inquietação aumentava cada vez mais e todos queriam saber quem eram as duas canções vencedoras.
Enfim fumo branco. Pela voz do Pe Paulo Jorge saiu o veredito: as músicas vencedoras foram "De todas essas vezes" de Fonte Arcada e "A nossa Fé" de Bustelo. E estoirou uma explosão de alegria. Para nós foi um reconhecer do nosso trabalho, conscientes de que há muito ainda a melhorar, sobretudo pela maior responsabilidade que esta escolha nos traz.
Terminando, e tentando ser imparcial (mas não sei se o consigo), a nossa canção mereceu esta distinção e será concerteza uma boa representante da vigararia em Amarante dia 18.
Estaremos lá, venham também...


PS: para além de todos os que colaboraram activamente neste projecto, um grande agradecimento a todos os bustelenses que se deslocaram a Novelas para nos apoiar. Puderam não ter sidos os mais numerosos, mas foram, para nós, os melhores. Bem haja!

3 comentários:

Helder disse...

Antes de mais parabéns pelo texto acerca do Festival da Canção Jovem elaborado pelo nosso presidente...

Parece que tudo não passa de um sonho...difícil de acreditar que a nossa canção foi uma das escolhidas! Mas com a dedicação, o trabalho, o tempo, a paciência, o profissionalismo (apesar da diversão), foi possível atingir o objectivo… o apuramento para Amarante.

Gozem o momento! Não deixando que a explosão de alegria tome conta de nós, como diz o Miguel e muito bem «conscientes de que há muito ainda a melhorar, sobretudo pela maior responsabilidade que esta escolha nos traz».

Tenho o prazer de trabalhar com um grupo jovem, dinâmico, com vontade de vencer, de ser diferente e agradecer a quem me convidou para este projecto…

Parabéns e obrigado a todos.

A NOSSA FÉ

Luís Guimarães disse...

Estimados Amigos.
Foi com uma felicidade desmedida com que celebramos a vitória. Sem excessos e sem grandes proas, mas mesmo com claras deficiências ao que respeita à amplificação sonora dos microfones, fomos capaz de fazer calar a mais audível e eufórica das plateias. O trabalho, aos olhos do povo,resumiu-se na actuação mas proviu de várias horas de ensaio, de vários esforços de diferentes focos e centrou-se no objectivo, que fora dado como agradavelmente cumprido.
É de salientar a união que foi criada, os amplos laços de amizade que por uns relançados por outros criados. Da nossa parte(Luís e Diana) as boas vindas aos novos associados Vera, Zé Miguel, Márcio, Rita e Hélder, e um avé ao sr. Presidente Miguel que preciosamente soube trabalhar sobre a letra.
Agora, resta-nos trabalhar novamente na tentativa de fazer cumprir mais uma vez um objectivo.
Que sigamos efectivos na firmeza na fé,como até hoje fomos.
Um honesto obrigado por nos deixarem fazer parte deste grupo de jovens, conterrâneos e amigos sobretudo.
um forte cumprimento
Diana Ferreira e Luís Guimarães

Vera Ribeiro disse...

Foi com muito apreço que vivi, mais uma vez, na companhia de todos, um momento que foi recheado de bons sentimentos e será, por certo, lembrado por todos como um grande momento de afecto. Em cada dia, se esfumou o sentido do ter e poucos momentos chegaram para fazer muito. Ou não fosse esse o tema da nossa canção. Muito para além da vitória, que por escassos momentos me parecia alcançável, cada um de nós ganhou por certo um conjunto de sentimentos que certamente nos tornarão pessoas melhores e mais capazes de se afirmarem na fé e na vida. Caminharemos nesse sentido, sorridentes para a vida e expressivos na voz. Levando connosco o puder da música, o dom da palavra e a alegria de viver. A todos envio o meu agradecimento e a minha palavra de incentivo, que sempre mantenham a postura altruísta que, privilegiadamente,tenho presenciado!
Para todos o meu mais sincero abraço...

Vera Ribeiro