domingo, 19 de julho de 2009

II CAMPEONATO DO CONHECIMENTO – Mosteiro de Bustelo, 19 de Julho de 2008


O conhecimento voltou a levar a Bustelo os concorrentes mais sagazes e instruídos e, por umas horas, o mosteiro encheu-se de um colorido de juventude e boa disposição. Tal como na primeira edição, a competição baseou-se em três fases: uma de perguntas abertas em várias áreas do conhecimento, uma de mímica e perspicácia e a terceira de agudeza de espírito! Todas as equipas estiveram a bom nível, acabando por ser extremamente renhida a luta pelo primeiro lugar que só terminou após desempate em morte súbita.


Fazendo uma análise mais detalhada de cada conjunto:


OITAVO LUGAR (180 pontos): VOLTA AMÉLIA QUE ESTÁS PERDOADA. Esta equipa já histórica nos eventos que temos vindo a realizar ficou-se pela base da tabela, mas conseguiu criar uma grande empatia com os presentes, aliás já habitual;


SÉTIMO LUGAR (210 pontos): LATA AMARELA. Com uma actuação regular, acabaram sendo traídos pela terceira fase, onde não pontuaram, e assentaram nesta posição. Foram, apesar disso, grandes desportivistas e portadores de grande simpatia;


SEXTO LUGAR (230 pontos): CLÃ DAS QUATRO. Serenamente, as quatro foram somando pontos, num ritmo constante e bem disposto. Fixaram-se num merecido sexto posto;


QUINTO LUGAR (240 pontos): PATRÍCIOS. Depois de terem sido a equipa menos pontuada na primeira fase, arrancaram em força nas duas seguintes e subiram ao quinto lugar. Mais uma vez a mostrarem regularidade, eles que já participaram na edição anterior;


QUARTO LUGAR (270 pontos): PEIXINHOS DA HORTA. Colheram a simpatia do público e foram campeões da primeira fase. Porém, as duas fases seguintes foram madrastas e acabaram por deixar ultrapassar-se, acabando num óptimo quarto posto;


TERCEIRO LUGAR (280 pontos): OS BAÇAGOS. Subiram ao primeiro lugar do pódio após uma modesta primeira fase e umas brilhantes fases seguintes, onde acertaram tudo;


SEGUNDO LUGAR (310 pontos): OS ANDRADES. Morreram na praia. Após terem obtido a pontuação mais elevada da prova, ex aequo com os vencedores, cederam na questão de desempate, que só existiu devido esta igualdade pontual. Merecem, apesar disso, honras de campeões!


PRIMEIRO LUGAR (310 pontos): XPTO. Os vencedores do II Campeonato do Conhecimento, após terem chegado empatados ao final, foram mais felizes na decisão por morte súbita e arrecadaram o prémio. Repetem a proeza duas jogadoras que já haviam integrado a equipa vencedora da primeira edição. Parabéns!


Deixo os agradecimentos a todos quantos participaram, assistiram e, já agora, aos colegas que organizaram.

10 comentários:

Joao (PEIXINHOS DA HORTA) disse...

para o ano somos campeões!!!

Ricardo disse...

....loucura... perguntas de matematica dificeis?? tá bem tá, foi-se a ver quase toda a gente apostou o joker em matemática....para o ano há-de ter numeros complexos, integrais e transformadas......xD

Helder disse...

Pelo que pude ler da análise final do campeonato, fica o desejo de assistir ou até mesmo participar em futuras edições. A luta é forte, todos querem ser CAMPEÕES!!

Parabéns pelas iniciativas!

Miguel Santos disse...

Falando em matemática, foram realmente suprpreendentes as boas prestações, e, mais que isso, a confiança que várias equipas demonstraram ao apostarem o JOKER. Valeu o lápis azul da censura que substitui mais de metade das questões que o Ricardo propôs. Sim, que de contrário, e pese embora a altíssima qualidade das equipas, quer-me parecer que todos iam perceber que o zero é o elemento absorvente da multiplicação... E eu sei muito bem o que estou a dizer!!!
Parece-me, também, necessário deixar aqui o "mea culpa" relativamente aos provérbios. Ok, ninguém os conhecia! Mas que foi divertido ver os concorrentes à beira de um ataque de nervos, lá isso foi!!! Desculpem lá qualquer coisinha!

Luís Guimarães disse...

Foi indubitável o entusiasmo dos participantes e o bom nível de conhecimento que felizmente existe na comunidade aderente a esta iniciativa. Enquanto minha primeira participação em actividades desta associação, estou particularmente satisfeito com o espírito saudável que emana este grupo.
Viso desde já que me sinto particularmente orgulhoso pertencer a esta Associação de Jovens!
Bem haja!

Katty disse...

Pois eu acho que o Sr. Eng. queria ver o pânico, o horror, o desespero dos participantes!Imagens reais....Até acrecento que,se realmente existissem intregais, transformadas, series e por ai fora, o próximo campeonato teria no máximo 2 equipas!!
Bom de um modo geral gostei do campeonato, estav muito divertido, para mim foi um fartote, porém, na minha humilde opinião falatou 2 coisas: faltou um tema ligado à música e faltou também uma mente e espírito mais aberto à senhora dos bagaços!Foi de muito mau tom, tocando na falta de desportivismo e de bom senso as intervenções e criticas proferidas pela senhora referindo-se as opções tomadas pelo júri!
Mas ok já passou, façam mais vezes s.f.f. apoio totalmente a iniciativa.
bjx

Miguel Santos disse...

Bom, por momentos até julguei que a Cátia queria questões de microbiologia!!! eh eh eh. ok, música! Embora estivesse em algumas questões de Personalidades e Actualidade é sempre um bom tema. Fica o registo.
Fica também lembrado o esforço de quem veio da Mealhada direitinha para assistir ao Campeonato... Uns minutos de atraso não menosprezam a boa vontade! E, já agora, os pelo menos 2 concorrentes que vieram de Lisboa para participar!! Ah pois, que isto já começa a ser coisa de grande monta! ah ah ah

Vera Ribeiro disse...

Olá a todos...

Antes demais queria felicitar toda a organização pela excelente iniciativa e realização destas jornadas.
É sem dúvida de valorizar, numa sociedade cada vez mais materialista e onde os valores de companheirismo e altruísmo são esquecidos e ficam á margem daquilo que cada um constroi. Foi sem dúvida um privilégio puder participar nestas jornadas e principalmente, para além de testar o meu conhecimento, puder desfrutar de momentos de partilha e de conhecimento, com o espirito de equipa que se impera. Parabéns a todos pela organização e participação mas principalmente pelo ideal daí subjacente.
Até ás próximas jornadas! :-)
Um abraço...
xauxau...

Célia disse...

Não podia deixar de comentar este II Campeonato do Conhecimento...
Em nome da Associação Jovens de Bustelo quero agradecer a presença de todos os participantes neste campeonato!
Uma felicitação especial aos concorrentes que apostaram o Joker na matemática que se revelaram ao mais alto nível; à equipa peixinhos da horta pela alegria, animação e boa disposição que demonstraram...bem aliada à sabedoria; à equipa XPTO por terem vencido este campeonato e finalmente às pessoas que nos criticaram porque fazem de nós um grupo melhor e mais forte!
É para mim um orgulho fazer parte desta Associação e estar inserida na organização deste campeonato do conhecimento.
Jovens de Bustelo, juntem-se a nós!

Ricardo Brochado disse...

Desde já quero felicitar esta iniciativa, no ano passado tive a oportunidade de participar e gostei da experiência. Por outro lado este ano não consegui chegar a tempo mas acompanhei um pouco o campeonato e gostei.

Continuem com estas iniciativas, sempre que possa participarei.

Quero também deixar uma sugestão, é ela a publicação dos lugares, na minha opinião e partilhando um pouco a experiência de muitos concursos que ajudo a organizar, não devem publicar todos os lugares da tabela de classificações, por vários motivos, porque a quarta posição é sempre ingrata, ainda mais se ficar muito próxima em pontuação da terceira posição, também as ultimas posições são menos motivadoras.

Bem, deixo esta sugestão e desejo o uma continuação de boas actividades.

Um abraço a todos,

Ricardo Brochado